Em grande parte das escolas os celulares e
dispositivos eletrônicos são considerados os vilões da aprendizagem mas, na
verdade, se bem direcionados dentro de projetos específicos, podem servir como
uma ferramenta importante para o desenvolvimento das aprendizagens
significativas.
Em um dia de aula
de física, um professor pensou em reunir o interesse dos alunos pelo celular
com a necessidade do desenvolvimento de competências relacionadas aos conceitos
de velocidade média e instantânea.
Em seu projeto,
inicialmente levou os alunos da classe para fora da escola, dispôs os mesmos em
grupos (cada grupo em uma esquina da rua) quando um carro passava, o professor
disparava uma sirene. Com esse aviso os alunos disparavam os cronômetros de seus
aparelhos e a partir dos dados coletados dos diversos celulares foi possível o
estudo das velocidades tendo como ponto de partida uma situação prática. Como
resultado, o professor observou que a aquisição de aprendizagem ocorreu de
forma significativa.
Este é um exemplo do uso dos celulares em
prol do desenvolvimento da aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário