terça-feira, 30 de setembro de 2014

Celulares nas aulas de Física, José Olavo T3 G1

Em grande parte das escolas os celulares e dispositivos eletrônicos são considerados os vilões da aprendizagem mas, na verdade, se bem direcionados dentro de projetos específicos, podem servir como uma ferramenta importante para o desenvolvimento das aprendizagens significativas. 
Em um dia de aula de física, um professor pensou em reunir o interesse dos alunos pelo celular com a necessidade do desenvolvimento de competências relacionadas aos conceitos de velocidade média e instantânea.
Em seu projeto, inicialmente levou os alunos da classe para fora da escola, dispôs os mesmos em grupos (cada grupo em uma esquina da rua) quando um carro passava, o professor disparava uma sirene. Com esse aviso os alunos disparavam os cronômetros de seus aparelhos e a partir dos dados coletados dos diversos celulares foi possível o estudo das velocidades tendo como ponto de partida uma situação prática. Como resultado, o professor observou que a aquisição de aprendizagem ocorreu de forma significativa.
Este é um exemplo do uso dos celulares em prol do desenvolvimento da aprendizagem.  


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